Um tema de casamento nada mais é do que uma bússola que ajuda-te a navegar no mar de decisões que é a organização de um casamento. Ele vai ajudar a tornar as tuas escolhas mais fáceis e fazer com que todos os itens do casamento façam sentido, como diferentes capítulos da mesma história. Quanto antes o tema for escolhido, melhor. É recomendado que se faça logo no primeiro mês do planeamento.

Existem várias maneiras de se escolher um tema e não existem regras. Um tema é só um elemento que unifica a decoração, os convites, os brindes e outros itens da cerimónia, se repetindo em todos eles. Este pode ser uma cor, uma estação, um hobbie, um estilo, um filme ou qualquer outra coisa que venha à tua imaginação.

O importante na escolha do tema é que ele reflita a personalidade dos noivos. Existem várias possibilidades e muito bonitas, mas nenhuma fará sentido se não for especial para vocês. Imagina olhares para as fotos daqui a alguns anos e não conseguires te ver representada? As “modas” passam, o que é bonito hoje, pode não o ser mais amanhã. A única coisa que permanece é a nossa essência. E é muito mais interessante para os convidados poderem ver essa representação dos noivos na festa.

Podes buscar inspiração de várias maneiras e, se for possível, escolhe algo que consiga representar tanto a ti quanto ao teu noivo. É verdade que em muitos casos os noivos não se importam muito com essas decisões e nem sabem opinar, por isso podes ter que fazer algum esforço. Começa fazendo uma lista de interesses de cada um e os comuns, muitas ideias podem surgir assim. Podes também buscar inspiração da vossa história de amor: o primeiro filme que viram juntos, a vossa primeira viagem, etc. Usa o pinterest e monta um board com todas as coisas que te chamam mais atenção.

Se contratares uma decoradora, mostra-lhe todas as tuas ideias e inspirações logo de início. Uma boa decoradora vai querer conhecer-te exaustivamente antes de montar uma proposta. Não tenhas preguiça, nem vergonha. O papel da decoradora é montar algo que acima de tudo satisfaça os seus clientes, tu e o teu noivo, nada mais interessa. E tu vais pagar por isso.

Vê agora alguns temas mais comuns.

Clássico elegante

Este é um tema popular e que nunca sai de moda. A elegância é o ponto importante neste estilo, com o uso de metais e cristais, toalhas de linho, espelhos, vidros. Para este estilo, a variação de cores é limitada e o monocromático cai muito bem. As flores também são de um ou dois tipos e combinam com as cores do resto da decoração. A palavra chave é sofisticação.

Real

Todos estamos familiarizados com este estilo e provavelmente é o desejo inconsciente de toda a noiva querer se casar como uma princesa. O tema real é um tema clássico com muita pomposidade. Rendas, cadeiras estofadas, arranjos florais enormes, castiçais e velas…a ideia é o “over the top”. Normalmente as cores usadas são o doirado, o vermelho e o branco.

Romântico

Não tem como errar neste estilo. É o tema que grita “amor”, uma versão delicada e florida do tema clássico. Convites com flores, arranjos de flores em todos os cantos do salão, pétalas como tapete de entrada, velas, mensagens românticas. Podes misturar tipos de flores, cores ou manter tudo muito simples, mas sempre com um toque romântico, portanto cor-de-rosa, lilás e vermelho são as cores preferidas.

Rústico

Neste tema ou estilo o casamento tem um aspecto “campestre”, pois os seus principais elementos são plantas, troncos e outros elementos da terra. As cores devem ser suaves para amenizar o aspecto grosseiro do castanho da natureza. Combina muito com casamentos ao ar livre e também pode ser misturado com outros temas para dar um aspecto mais elegante.

Vintage

Neste tema, a ideia é provocar um sentimento de nostalgia. Vintage significa a referência de elementos antigos, normalmente entre os anos 20 e 60. Portanto, para fazer esta decoração deve-se usar artigos que provavelmente viamos nas casas dos nossos avós. Este tema é muito compatível com outros temas como o romântico ou até mesmo rústico, para deixá-lo mais delicado.

Praia

Outro tema que não sofre com o andar dos anos é o tropical. Este estilo exige pouco da decoração, pois os seus principais elementos encontram-se na natureza. As cores suaves são óptimas escolhas aqui também para não ofuscarem a beleza da praia, mas se quiser usar outras cores mais ousadas, use-as em pequenas quantidades.

Boho

Este estilo é inspirado na cultura boémia e representa um tema mais livre e artístico, oposto ao estilo clássico. Não existem muitas regras, tem alguma semelhança ao estilo hippie, mas com menos variação de cores. No estilo boho o que importa é a criatividade e a auto-afirmação, por isso traga diversos elementos com estilos diferentes ou vários tipos de flores e não se preocupe com a sofisticação.

Hobbies

É sempre divertido quando vamos à um casamento onde os noivos se inspiram em alguma actividade que gostem e decoram o casamento à volta disso. Qualquer situação onde se tente levar os convidados para uma brincadeira de “faz-de-conta” vale muito a pena. Além disso, é uma oportunidade para ser criativa e original.

Scroll to Top