As tendências ajudam-nos porque nos guiam no mar de opções que existem no mundo da moda e dos casamentos. Entretanto, existe algo que é muito mais importante que qualquer tendência e se chama “autenticidade”. É quando nos deparamos com verdadeiras crises existenciais como na pandemia que vemos que a vida é muito curta para não sermos nós mesmos. Por isso, a tendência número 1 de 2021 é “sermos nós mesmos”. Nós sempre incentivamos as noivas a expressarem-se através da sua própria criatividade, a usarem a cerimónia do casamento como uma tela em branco para pintarem o que quiserem. Isto nunca se aplicou mais do que nesta fase.
A cerimónia
Com a limitação de convidados que se pode ter na festa, muitos casais têm sido criativos para tentar abranger o máximo de amigos e familiares possível.
Para os que não querem abdicar de muito, a opção tem sido a separação destes convidados pelas diferentes cerimónias, a fim de se manter o menor número possível de pessoas em cada uma delas. Por tanto, a família íntima no casamento religioso, restante família mais chegada no casamento civil e amigos na festa do dia seguinte.
Alguns casais que não fazem questão de muitos convidados optam mesmo pelo micro-casamento, com menos de 25 pessoas. Por serem menos pessoas e assim menos custos, os noivos podem optar ainda por se dirigir a um local, como no caso do destination wedding.
Outra opção que também pode agradar aos noivos que fazem questão de ter toda a família presente, mas não querem esperar para começar a vida a dois é a de se casar “apenas no papel” e de se deixar qualquer tipo de celebração para depois.
E por último, uma opção muito relevante e que merece consideração é a do Live Wedding. Além de apresentar menos risco, não exclui ninguém do momento do enlace matrimonial.
A decoração
Mais uma vez, a nossa palavra preferida é: criatividade. Com o orçamento por número de convidados maior, muitas noivas têm aproveitado para investir ainda mais neste quesito. Quer seja por meio de um decorador ou sozinha, é possível dar asas a sua imaginação e tornar aquele casamento dos sonhos numa realidade. Pense em hobbies, interesses, paixões, lugares. Tudo vale!
Veja como organizar um casamento em 8 passos.
O vestido
Menos é mais. A tendência tem sido o enfoque em outros aspectos como a própria cerimónia e a festa e menos no vestuário. Estes tendem a ser mais simples, mas impactantes, normalmente com um elemento marcante, desde um véu com uma mensagem, mangas com ombreiras, entre outros. O importante é ter personalidade.