Vivemos numa época em que a preocupação com o meio ambiente não é mais uma escolha ou opção, mas sim uma responsabilidade. Entretanto, nem sempre é possível sermos 100% amigos do ambiente, por vários motivos. Neste artigo, nós encorajamos para que se possível, possa fazer algumas escolhas mais conscientemente.

Horário

A escolha mais simples para tornar um casamento mais sustentável. Opte por casar durante o dia, assim usa menos electricidade e causa menos impacto ambiental.

Brindes e convites

Convites: nada melhor que os convites digitais. Pode fazer você mesma (existem muitos aplicativos e websites com templates giríssimos) ou contratar um designer. De qualquer forma será bem mais barato e sustentável do que ter convites impressos.

Em relação aos brindes: porquê precisamos? Acho que os convidados já se sentem gratos por terem sido convidados. Faça este exercício: tente se lembrar do último brinde de casamento que ganhou e onde o colocou. Aí está a resposta.

Decoração

A regra de ouro é : menos é mais.

Diga sim a artigos decorativos que possam ser reutilizados e incorpore a natureza ou arquitetura do espaço na sua decoração. Escolher um espaço mais bonito pode parecer mais caro, mas se por isso exigir menos decoração, então acaba economizando no fim das contas.

Diga não a balões e tudo que é descartável. Um outro grande emissor de dióxido de carbono é a produção de flores para venda, principalmente as importadas, por isso tente economizar o máximo que puder ou considere alternativas como outras flores/folhas de produção local ou flores artificiais.

Buffet

Para economizar aqui e poupar o meio ambiente pode optar por um menu menos extenso. Quanto menos pratos diferentes tiver que fazer, melhor. Outro ponto importante é também evitar desperdício, por isso converse bastante com a empresa de catering para que tenha uma ideia exacta da quantidade de comida a ser feita.

Nunca use descartáveis, mesmo que sejam de papel. Evite pratos, copos, talheres, palhinhas e guardanapos. Substitua por loiça de vidro, talheres de metal, guardados de pano e esqueça as palhinhas (porquê precisamos?).

Uma boa maneira de economizar no bolso e no meio ambiente é comprando bebidas em barril. Se tiver como, opte por isso.

Vestuário

É possível economizar e muito no vestuário comprando roupa de segunda-mão ou alugando. Algumas noivas não gostam dessas ideias porque sentem um apego emocional ao vestido de casamento e por temerem que assim ele será menos especial. Existem opções muito boas no mercado de segunda-mão que podem ser adaptadas para outras versões mais únicas, ao gosto de cada noiva. E se optar pelo aluguel, estará a evitar ter um vestido esquecido num baú em casa depois de vários anos e que provavelmente nunca sairia de lá. Mas se quiser muito comprar um vestido novo, então o coloque a venda depois do casamento.

Scroll to Top