A escolha do espaço é uma das decisões mais importantes e mais urgentes na organização de um casamento. Só depois do espaço escolhido é que é possível projetar a decoração e a logística do dia do casamento. Muitas das decisões vão partir dos espaços disponíveis para as cerimónias. Além disso, é importante que este seja um dos primeiros pontos na lista de actividades, porque normalmente os espaços estão indisponíveis por vários meses ou até mais de um ano.
Quando estiveres a fazer a pesquisa do espaço, há muitas coisas importantes que deves questionar aos fornecedores. Coisas como características do espaço, métodos de pagamento, descontos, reembolsos, entre outros. É aconselhável que vejas pelo menos 3 espaços antes de fazeres a escolha final.
Depois de teres o espaço selecionado e reservado, é fundamental que tenhas tudo por escrito. TUDO! Isso vai poupar-te de muitos problemas, caso alguma eventualidade aconteça. E mais importante ainda, deves voltar ao espaço pelo menos uma vez antes da data. Se possível, durante um evento. Dessa maneira vais poder ter uma melhor noção da dinâmica do fornecedor e corrigir o que for necessário com antecedência.
Queres um casamento num lugar fechado ou ao ar livre?
Antes de tudo, deves decidir se queres casar dentro ou fora. Ter um casamento num lugar aberto pode ser preferível por vários motivos. Se gostas de um tema inspirado na natureza, nada melhor do que ter a ela própria como teu pano de fundo. Casar num dia agradável, com tempo ameno, dá uma atmosfera perfeita para ti e para os teus convidados, deixando-os confortáveis e satisfeitos. E se escolheres um horário do dia em que a luz não é muito forte e nem muito fraca, como por exemplo antes do pôr-do-sol, os teus fotógrafos terão a iluminação perfeita para capturar esse momento especial.
Entretanto, nem tudo é um mar de rosas quando se trata de casamento ao ar livre. Muito pelo contrário, pode ser um grande fator de stress para ti durante toda a planificação, porque deves contar com a sorte. Porque mesmo vendo a previsão, não é garantido que vais ter um clima perfeito, que não vai chover, fazer muito vento, fazer muito sol ou muito frio. E qualquer um desses pode comprometer bastante a cerimónia. Nesse caso, tens sempre que ter um plano B: um segundo lugar coberto para onde a cerimónia possa ser deslocada, sem que se mude bastante o fluir da festa. Portanto, um lugar próximo que também seja bem apresentável e agradável para ti, sem comprometer demais o plano ou a visão inicial.
Num espaço fechado, apesar de não se ter a mesma experiência com a natureza, a questão do clima é menos problemática. Mas ainda assim, pode ser um problema caso o lugar escolhido não tenha um sistema de condicionamento de ar. A maioria de nós tem a experiência de ter ido a um casamento num lugar fechado, sem ar condicionado, num dia quente de Dezembro. É, no mínimo, bastante desagradável. Mas se o lugar tiver todas as condições necessárias para manter a temperatura agradável, não existe opção mais prática, menos stressante.
Uma alternativa para quem gostaria de ter um meio-termo (natureza com o controle do clima) é escolher um espaço coberto, mas que possibilite a exposição do ambiente à volta, quer seja através de grandes janelas ou sem nenhum tipo de barreira. Desse modo tem o melhor dos dois mundos.
Distância
Se tiveres mais de uma cerimónia no mesmo dia, é mais fácil se não tiveres que deslocar a ti e aos teus convidados por muitos quilómetros. O ideal seria que tivesses todas as cerimónias no mesmo local. Se a localização for distante de onde a maioria dos teus convidados vive, então tens que pensar também na melhor hora que possibilite que todos cheguem a tempo de assistir todas as cerimónias e que possam regressar no final da festa em segurança.
O que deves saber
Aqui vão as perguntas que deves fazer quando estiveres a procura de um espaço.
- Quanto tempo pode durar a cerimónia ou até que horas posso aqui estar?
- Como é feito o pagamento?
- Existe algum tipo de desconto / pacote mais acessível?
- Tem caução? O que cobre a caução?
- Posso mudar a data? Qual é a implicação?
- Qual é a política de cancelamento?
- O que está incluído no pacote?
- Tem estacionamento para mim e para os meus convidados?
- Tem segurança?
- Tem loiça, mesas, cadeiras, decoração?
- Onde estão as casas de banho e em que condição estão?
- Tem cozinha? Se sim, quantas gelerias e fogões tem?
- Quem faz a limpeza antes e depois do casamento?
- Tem ar condicionado?
- Tem gerador? Qual é a capacidade do gerador?
- Tem iluminação para a área exterior?
- Vai ser feita alguma alteração ao espaço antes da data em questão?
- Existe algum lugar para fotos?
Para espaços ao ar livre
- Existe alguma sala próxima para onde possa deslocar a cerimónia, caso seja necessário? Como será feito esse processo e quais são os custos envolvidos?
Gostaste deste artigo? Deixa um comentário.